13º SALARIO

13º SALÁRIO

É um salário extra, adicional aos 12 que são pagos conforme as exigências da CLT. A empresa decide qual será a melhor data para pagamento, sendo que a primeira deve ser quitada até novembro e a última, no mês de dezembro.

O valor é referente ao mês anterior de trabalho e proporcional ao tempo do contrato de emprego. Se a remuneração for composta por alguma parte variável, como é o caso de horas extras e comissões, elas devem entrar na conta também.

FGTS

FGTS

Uma quantia proporcional a 8% da remuneração recebida pelo trabalhador deve ser depositada pela empresa mensalmente em um fundo na Caixa Econômica Federal. Tal valor pode ser sacado, caso haja uma demissão sem justa causa, na compra de imóveis, emergências de saúde e outras possibilidades previstas na lei.

FÉRIAS REMUNERADAS

FÉRIAS REMUNERADAS

Ao completar 12 meses trabalhando para uma mesma organização, o colaborador adquire o direito a 30 dias de férias remuneradas. Isso quer dizer que ele receberá seu salário acrescido de um terço, mesmo sem estar presente na empresa. O período pode ser dividido, e há a possibilidade de a companhia comprar parte dessas férias.

VALE TRANSPORTE

VALE TRANSPORTE

O empregador tem a responsabilidade de arcar com os custos de deslocamento do trabalhador no trajeto entre sua residência e o local de trabalho. De acordo com a lei, isso precisa ser feito de maneira antecipada e não por meio de reembolso. A empresa tem o direito de descontar até 6% do salário para tal pagamento.