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RH na gestão de custos:

qual o importante papel do setor nessa tarefa?

Ao reduzir os seus gastos, uma empresa pode aumentar a sua produtividade e a sua lucratividade, tornando-se mais competitiva no mercado. Dessa forma, pode investir mais em infraestrutura, otimizar a sua operação, realizar melhorias e, consequentemente, alcançar mais investimentos. No entanto, pouco se fala do papel do RH na gestão de custos.

O setor tem uma posição estratégica, que pode contribuir com economias importantes, mas sem que ocorra uma queda na qualidade da organização. Para tanto, é necessária cautela para que a redução de custos seja, de fato, positiva. Ainda não sabe como isso é possível? Neste artigo, mostramos como funciona a atuação do RH na gestão de custos e damos dicas de como realizá-la corretamente. Continue lendo e veja como aplicar na sua empresa!
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O que é gestão de custos?
CAPÍTULO 01

O que é gestão de custos?

Qualquer pessoa que abre um negócio deseja que ele seja lucrativo e duradouro, uma tarefa difícil, tendo em vista a competição do mercado e todas as suas oscilações. Para superar todos os desafios, é preciso ter uma boa gestão, que envolve a gestão de despesas, de estoque, de processos e de estrutura.

Isso pode ser difícil de ser colocado em prática, principalmente pela falta de tempo e planejamento adequado. Mas é algo essencial para a tomada de decisões em curto, médio e longo prazos.

O fato é que qualquer investimento necessário para o funcionamento de uma empresa pode ser entendido como um custo — desde a implementação até a confecção de um produto ou a realização de um serviço. Assim, podemos incluir desde as matérias-primas, o transporte e a logística até a energia elétrica e os equipamentos, por exemplo. Sem contar os recursos humanos, que podem representar uma parte significativa dos custos de uma organização.

Conhecer bem todos esses recursos e valores é fundamental para entender a margem de lucro, a lucratividade, o desempenho e outros indicadores importantes para a compreensão de todo o negócio. Portanto, a gestão de custos, nada mais é do que uma forma de controlá-los adequadamente, com informações detalhadas, conhecendo todos os gastos.

Caso seja realizada corretamente, pode apontar meios de otimizar recursos e melhor alocá-los para se obter mais produtividade e a lucratividade do negócio. Ou seja, a gestão de custos pode ser uma questão de sobrevivência para uma empresa, sobretudo em mercados muito competitivos.

Se for feita de maneira adequada, a gestão de custos pode afetar diretamente os resultados da empresa. Também possibilita o estabelecimento de preços com uma margem de lucro mais robusta, a partir de uma estratégia de precificação mais eficiente, avaliando valor agregado, compensações etc.

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A gestão de custos pode ser uma questão de sobrevivência para uma empresa, sobretudo em mercados muito competitivos.

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A resposta certa é Otimização de Custos

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